sexta-feira, 11 de maio de 2007

Alim Pedro

O Alim Pedro original é o da direita


Estou acostumado a dar uma longa explicação sempre que digo meu nome a alguém. Primeiro é a forma de escrever. Incrível a disposição dos brasileiros de colocar "ll" em tudo quanto é nome. Além de trocarem o "m" final por "n", inexplicavelmente. De tão acostumado, eu até me adianto e digo: "Alim, com "m" de Maria no final". Em vão, é só observar o papel e lá está o "n"...

Começa o seguinte diálogo:

- Você é descendente de árabe/turco/libanês?
- Não, o nome é, muito provavelmente, mas eu não sou. Não que eu tenha alguma coisa contra.
- Engraçado, você tem cara de turco! (No Brasil, todo árabe é turco. O que não faz o menor sentido, pois os turcos são persas e não árabes, hehe)

Posso então imaginar o que as pessoas estão pensando: "ué, se não é turco, porque tem esse nome esquisito?"

O primeiro Alim Pedro foi prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro. Minha avó paterna ouvia o nome do dito cujo pelo rádio, e sei lá porque, gostava. Deu o nome para um dos filhos, que morreu muito cedo. Quando nasci, meu pai quis homenagear a memória do irmão.

O que o Alim Pedro original tinha de tão especial, eu não sei. Foi presidente do IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários). Era engenheiro civil. Teria sido um bom prefeito, um bom orador, por que a minha avó se impressionou tanto com o nome que ouviu pelo rádio? Curiosamente, não encontrei registros de outros sobrenomes do sujeito, o que me impede até de confirmar se ele era mesmo árabe (ou persa).

Quando fui estudar na Alemanha como bolsista, tive uma colega do Rio. A avó dela, ao ver meu nome na lista dos aprovados disse para a neta: "Você vai conhecer gente importante, olha esse aqui, deve ser neto!" Ou seja, minha aprovação já havia sido colocada em suspeita de favorecimento ;)

Sou nome de parque em Porto Alegre. Não tive ainda a chance de conhecê-lo. Quem sabe um dia, se os petistas de lá não tentarem mudar o nome para "Parque Fidel Castro" (o homem já está para morrer), "Parque do Trabalhador", "Parque América Latina"...

4 comentários:

A. disse...

Mas esse tal de wikipedia tem de tudo mesmo...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Alim_Pedro

Anônimo disse...

Caramba Alim,

Confesso que sempre tive vontade de perguntar o origem de seu nome, mas nunca o fiz.
Graças a este blog e o teu dom da "escrita" obtive as respostas de minhas perguntas.
Estou impressionado com a facilidade com que você brinca com as palavras.
Pode estar certo que estarei apreciando as tuas publicações.
Forte Abraço,
Cláudio Rodrigues

Lídia disse...

Alim, vc tbm é nome de posto de gasolina, no sul de Minas, rs!!!
Adoramos o blog!

Lídia e Daniel

alimped disse...

Lidia,

Ninguém comenta o meu texto "político" :-)
Depois você tem que ir lá também para detonar o Marx!