quarta-feira, 16 de maio de 2007

O Homem Que Nunca Votou

Tenho um amigo que nunca votou na vida. Nunca, nem uma mísera vez! Se este texto estivesse sendo escrito na década de 70, faria todo o sentido. Mas não, estou falando de alguém que já tinha idade para votar em 94.

Sou tão invocado com essa história que acompanho desde os tempos de faculdade. A primeira eleição que o sujeito perdeu foi a de 94, quando ainda era facultativo para ele votar (acho que ele não se irrita com a divulgação da sua idade). Disse que ficou com preguiça de ir até a sessão eleitoral! Fanático por política, votei sim nessa eleição, ainda que não fosse obrigatório. Em 95 nos mudamos para Campinas, vindos de nossas respectivas cidades. Uma das primeiras providências que tomei foi transferir meu título de eleitor. As eleições para prefeito de 96 foram as primeiras realizadas inteiramente na urna eletrônica, houve grande renovação dos convocados para mesário e eu acabei nessa.

Não fiquei nada feliz na época, é fato. Ser obrigado a trabalhar quando todos estão descansando. O Homem Que Nunca Votou deu boas risadas de mim, encontrando no fato a desculpa perfeita:
- Não transferi o meu título para não ter de trabalhar como você!
A verdade é que ser mesário de eleição, especialmente em tempos de urna eletrônica, é divertidíssimo. Conhecemos gente nova, batemos papo, observamos as pessoas, seus nomes engraçados, suas roupas engraçadas...

A próxima eleição seria a de 98. Não votei nessa pois estava morando na Alemanha e perdi o prazo para transferência do meu título. Meu amigo ainda não tinha transferido o título, ou seja, nada de votar. Em 2000, nova eleição para prefeito. Eu votei no Toninho, que foi assassinado na véspera do ataque às torres gêmeas. Meu amigo estava estudando na França, logo...Assim que terminou sua estadia na França, voltou ao Brasil mas nem assim, pois em 2002 já estava fazendo doutorado no Canadá. Assim como nas eleições para prefeito em 2004, plebicito sobre vendas de armas em 2005, eleição para presidente em 2006!!!

O pior não é o absurdo de se abster de 8 eleições em seqüência!!! O pior é discutir política eleitoral, coisa que me confessou outro dia, não faz mais. Levantava polêmicas sobre a venda de armas, lá do conforto canadense, veja você...Era a tradução perfeita do "leitor de orelhas" para a política.

O Homem Que Nunca Votou é meu maior amigo! Maior! Escolhi esse aspecto particular das nossas vidas -- outros podem vir a ser publicados, com ou sem o seu consentimento -- pois mostra o quanto somos diferentes e nem por isso a nossa amizade se enfraquece. A grande inspiração para escrever esse blog é dele, ainda que eu tenha uma parcela ínfima do seu talento de escritor. Amigo, fica a minha homenagem a você!

5 comentários:

A. disse...

Já respondi por e-mail, mas quero comentar aqui, oficial e publicamente!

Me sinto bem feliz com este blogue, apesar de suas tendências direitistas! Mas bom, o homem que nunca votou não tem direito a comentar política! ;-)

Acho que esse blogue é um resultado normal, algo esperado e que demorou até demais pra sair. Se, como diria o AA, "Engordar é a tarefa do porco", dar motivos pra gente refletir e se tornar mais humano é a tarefa de leitores de orelhas inteligentes como v.

Um forte abraço!

alimped disse...

Obrigado por não ter desistido de me sugerir a criação deste espaço. Veremos ser isso ainda vai ser motivo de orgulho ou de desgosto para você :)

A. disse...

Blogues são ótimas maneiras de procrastinar, tarefa na qual você vai certamente se aprimorar no doutorado! ;-)

Anônimo disse...

Querido!!!
Sempre soube que você era muito talentoso...
Você tem muito jeito com as palavras!!!
Parabéns!!
AMO VC!!

A. disse...

Vim aqui ler esse texto de novo. Sempre que o leio, me emociono. É uma parte da minha história e o relato de uma grande amizade.

Quem lê quem sabe não consiga enxergar as entrelinhas, mas o HQNV obviamente, as vê...

Ah, votei nas últimas eleições! :D

HQNHV (Homem que Nunca Havia Votado)