sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Primeira aula

Hoje seria minha primeira aula como professor universitário. Estava disposto a escrever aqui as minha impressões, como em um diário de classe. Foi muito diferente do que eu estava imaginando.

Não houve aula propriamente dita. Ainda é a primeira semana, hoje é sexta-feira, ou seja, não foi ninguém. Passei a semana inteira muito apreensivo com relação a esta primeira aula, bastante preocupado em causar uma boa impressão. Será que passaria segurança suficiente?

Porque a vida é plena, não estou nada decepcionado com o que aconteceu. Na ausência dos alunos, fiquei trocando idéias com outro professor que vai dar aulas da mesma disciplina em outra turma. O cara me passou todas as dicas, o que ele está planejando fazer...Essa conversa foi fundamental! Perdi o ar sisudo de quem tem pela frente a tarefa mais importante do mundo e passei a encarar tudo com leveza e prazer. Quando os alunos aparecerem, vão ter um professor bem mais tranqüilo pela frente.

Antes das aulas assisti a algumas palestras, para os professores novos, claramente motivacionais. O papel delas é fazer a gente se sentir importante e cheio de responsabilidade. Até aí, nada demais. Mas junte a isso a ansiedade de quem não estréia só naquela faculdade, mas no magistério superior como um todo... E tem um superego gigante!

Tenho a impressão de que preciso me esquecer por alguns instantes de que sou um professor sério e rigoroso. Ou o peso nas costas não me deixa andar.

3 comentários:

Unknown disse...

Alim Pedro, você sabe que sou sua leitora incondicional. Todos os dias olho pra ver se tem algo de novo. Eu só não sou capaz de fazer comentário sobre o que você escreve. Sua mãe.

Anônimo disse...

Olá, meu amigo,

Bom voltar ao blog e ler os seus novos textos, dos quais gostei bastante. Boa sorte com as aulas...vc. tira de letra as dificuldades que surgirem.

Rabugento Anônimo.

A. disse...

E aí, como foi a primeira aula ???