sexta-feira, 31 de agosto de 2007

T.G.I. Friday

É engraçado como a minha experiência de professor tem sido uma montanha russa emocional.

Quando dou aula para a turma de terça, fico desiludido como atestam os dois posts abaixo. Aí chega a sexta-feira e a coisa muda completamente. É uma turma interessada, simpática, já até me elogiaram para o coordenador. Não são alunos mais fortes que os de terça e isso fica claro pelo meu plano de aula, que está atrasado. Parece que a principal diferença em relação a outra turma é de motivação, ânimo.

Logo que o coordenador me passou a turma de terça ele disse para eu tomar muito cuidado com o que eu dissesse, pois tudo SERIA usado contra mim. Não estava dizendo que algo PODERIA ser usado contra mim, mas que eles iriam reclamar de qualquer jeito. Eles já fizeram protesto para tirar professores e são muito brigões. Acho que isso se reflete na aprendizagem, pois eles tem uma ansiedade muito grande. Estou ensinando coisas básicas, um pouco abstratas no início mas que vão fazer sentido prático lá na frente. Eles ficam falando que não entendem nada, que não sabem onde aplicar aqueles conceitos...Ora, em certos momentos é preciso saber esperar um pouco, nem tudo faz sentido imediatamente. Primeiro temos que aprender os conceitos básicos para só então aplicá-los.

Não é o que acontece sexta-feira. Nesta classe os alunos não tem nenhuma reserva, não ficam me avaliando 100% do tempo, nem esperam entender tudo instantaneamente. Eles parecem entender melhor que o processo de aprendizagem depende muito do professor, mas ele só participa do início. Os próximos passos incluem o aluno, que vai fazer exercícios, rever a matéria e tirar dúvidas. Tudo a seu tempo.

Eu não culpo só os alunos da terça-feira. Talvez seus professores tenham sido mesmo ruins e a culpa seja toda da instituição. Mas o fato é que, independente dos motivos, os alunos estão com o foco errado, esperando tudo do professor que está longe de ser perfeito ou mágico. Isso os deixa pessimistas e muito ansiosos.

Parece que todos ali -- eu incluído, por que não -- têm um problema que não é de engenharia ou mesmo de pedagogia. O problema é psicológico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, meu amigo. Só escrevo para dizer que venho sempre a seu blog...gosto bastante de ler seus textos.

Força nas aulas! Abração!

Rabugento.

Lídia disse...

Que ótimo saber disso, Alim! Significa que vc não precisava se ausentar do nosso super encontro do domingo pra estudar!!
Então fica a dúvida: será que o "G-6"(vc não vai entender, já que não participa de nossas calorosas conversas...) é praticamente sua turma de terça-feira?
Vou pensar seriamente nisso...
Beijos!

alimped disse...

Não entendi a ligação de uma coisa com a outra. Eu me ausentei para estudar para a disciplina de doutorado que estou fazendo na Unicamp, nada a ver com minha turma de sexta na FAC ...
Será que se eu perguntar para a minha mulher o que é o G6 ela me explica? Vou jogar um verde...