quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Motivações

O que me leva a escrever um blog?

O primeiro motivo, disparado, é a inveja. Inveja dos blogs do HQNV. Esse meu amigo escreve tão bem que se dá ao luxo de variar os estilos. Antes eram crônicas mais longas, agora são pequenos textos. De qualquer maneira, faz parecer que é fácil escrever. Acreditei nisso, embora a realidade seja um pouco diferente, pelo menos para mim.

Vem daí a minha segunda motivação. Se não é tão fácil assim, talvez praticando um pouco...Descobri que sou um leitor compulsivo, principalmente de texto jornalístico, mas também dou minhas cabeçadas nos romances, na auto-ajuda ou nos ensaios. Porém escrevo pouco. E aquela conversa de que lendo bastante se aprende a escrever é só argumento de professor para nos convencer a ler. Pode até ajudar, aumenta o vocabulário, mas escrever se aprende escrevendo, ora essa!

Também escrevo pelos comentários. Aqui vai, de novo, mais inveja. Um dos blogs do HQNV era caudaloso em comentários, que viravam um animado bate-papo entre os próprios comentaristas. Mas eu tenho só três leitores! Fiz propaganda do blog pelo orkut, tive até algumas visitas por conta disso, mas não segurei esses leitores. Talvez eles até tenham voltado à página, mas não encontraram textos novos por muito tempo. Ou estão por aí, calados (acho difícil). O que fazer? Como fazer novos leitores? Como fazer esses leitores comentarem? Como terminar meus textos?

Um comentário:

A. disse...

O "escreve tão bem" é pra lá de exagerado, mas lisonjeia ainda assim!

Os textos curtos de hoje são bem mais falta de paciência que mudança de estilo. Ainda não desisti de ter um blogue, porque gosto muito do formato da comunicação. Gosto de saber que o texto está lá, para o todo sempre (sempre = enquanto o blogspot decidir manter nos seus arquivos meus poucos bytes), perigando, nesse meio tempo, um ou outro desconhecido desembarcar num post de anos atrás, caído de uma busca googliana. Acho isso fascinante (tenho uma historinha bem legal nesse sentido.. quem sabe um dia conte lá).

No mais, fiquei pensando nas minhas motivações para escrever meu primeiro blog. Acho que foi a vontade de ser ouvido. Todo mundo gosta, né ? E tendo um blog, a gente é o dono da bola! :)

O problema da chamada blogosfera é que são tantas bolas que tem muita coisa furada por aí. Mas com sorte a gente encontra umas bolas cheias, redondinhas, como esta aqui! :-)

Abraços,

HQNV